Com grande esforço e comprometimento, a Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Endemias, intensificou as ações de prevenção e combate à dengue, alcançando 100% dos povoados da zona rural e 90% da zona urbana do município.
A Secretaria de Saúde foi fundamental na coordenação das atividades, garantindo o apoio necessário e a integração das equipes no combate ao mosquito transmissor. O trabalho foi focado na identificação e controle dos focos do mosquito transmissor, além da orientação à população sobre medidas preventivas.
As ações de prevenção incluem visitas domiciliares, com base nas orientações das Gerências Regionais de Saúde (GERES), onde os agentes de endemias aplicam larvicidas, identificam possíveis criadouros e orientam os moradores. O trabalho, que não era realizado no município há oito anos, tem o objetivo de garantir a segurança da população e evitar a proliferação da doença.
Cada visita é registrada, e um comprovante é deixado atrás das portas das casas, assegurando que todas as ações foram cumpridas de forma eficaz.
“Com muito esforço, conseguimos levar essa ação a todas as áreas da cidade, prevenindo e combatendo a dengue. A saúde da nossa população é prioridade e estamos focados em manter Ouricuri livre dessa doença”, destacou Edras Parente, coordenador de Endemias de Ouricuri.
